Skip to main content

Diferenças entre HTTP ou HTTPS e Google SEO

20/08/15

Neste post abordaremos algumas dicas para alavancar o SEO de seu site, com a utilização de protocolo seguro HTTPS utilizando certificados criptografados (Site seguro).

Atualmente a maioria dos sites que encontramos na internet são acessados de maneira insegura, ou seja, utilizando o http://site.com.br onde a conexão com o servidor não é criptografada e através dessas conexões é possível um hacker “capturar” as informações trafegadas entre o servidor do site e o usuário que está acessando, o que não acontece caso tenha uma conexão segura HTTPS (Criptografada).

Há mais ou menos 1 ano (Agosto de 2014) o Google lançou em seu blog uma postagem indicando a preferência por sites HTTPS (Conexão criptografada e segura) uma postagem indicando a preferência por sites HTTPS (Conexão criptografada e segura) por seus algoritmos, apesar de este ser um padrão pouco utilizado em sites institucionais comuns, está presente em grande parte de sites ecommerces, bancos e outros que coletam dados de seus visitantes (Formulários, transações financeiras, cartão de crédito, etc).

Segundo o Google mencionou, o objetivo deles é tornar uma web mais segura, onde aos poucos os sites proporcionem maior segurança. Mas isso está sendo gradativo e crescente, por isso pode ser um diferencial frente aos seus concorrentes utilizar navegação HTTPS.

A Migração

Migrar um site HTTP para HTTPS pode ser uma tarefa complicada, visto que demanda diversos ajustes na estrutura do servidor, custos com certificado e tempo.

Primeiramente você precisa adquirir um certificado SSL válido, existem alguns sites que fornecem gratuitamente, outros são pagos, como a GooDady, RapidSSL, etc. Estes certificados são pagos e renovados por períodos anuais, bianuais ou outro período que escolher.

O uso de HTTPS demanda mais recursos do servidor, o que muitas vezes pode ocasionar lentidão nas páginas e necessidade de aumentar recursos como memória e processador. Mas ainda assim é possível utilizar alguns CDN’s para acelerar o seu site (Cloudflare, por exemplo).

É importante acompanhar e redirecionar todo o tráfego de antigas páginas com “Redirect 301”, informando ao Google e os demais que acessarem o site que aquela URL mudou permanentemente de endereço, passando a ser a url válida aquela com HTTPS://site.com.br.

Em resumo, quem estiver começando um site novo, considere utilizar SSL, agora para sites que já existem saiba que é um trabalho que poderá surtir bons efeitos em SEO e em segurança, em contrapartida será bastante árduo e pode incialmente afetar em pequena escala o seu posicionamento atual no Google (Cair algumas posições).

Até o próximo post com mais novidades! J

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas