• Início
  • Blog
  • Qual a diferença de um domínio ou site .com ou .net e .com.br?
Qual a diferença de um domínio ou site .com ou .net e .com.br?

Qual a diferença de um domínio ou site .com ou .net e .com.br?

Provavelmente, já acessou uma página na web em que o domínio de um site era indicado por .com ou .ne, não é mesmo? Mas você sabe a diferença entre eles?

Esta é uma grande dúvida da maioria de nossos clientes no momento de registrar um domínio. Os domínios internacionais, conhecidos apenas como .com, .net, .org e uma infinidade de TLDs Internacionais (Terminações de domínio ou Top Level Domains) levam os clientes a não saber por qual optar para uso em seu site.

Na prática, não existem diferenças no aspecto de tecnologia ou desempenho, os domínios Nacionais (.com.br, .net.br e outros terminados em .br) são apenas indicativos de localidade (Brasil), assim como cada país tem o seu ccTLD (Country Code Top Level Domain).

Domínio e Hospedagem

Muita gente confunde o conceito de domínio com o de hospedagem. Mas, saiba que apesar dos dois significarem coisas diferentes, ambos são essenciais para você colocar o seu site no ar.

O domínio é endereço que dá acesso ao seu site, ou seja, as pessoas colocam a URL da sua página no navegador, e ele as direciona para o conteúdo do seu site.

Já a hospedagem de site diz respeito ao provedor de armazenamento da sua página na web. De uma forma mais simples, é a ferramenta que permite que você publique o seu site, sem ela, os usuários não têm acesso ao seu conteúdo, já que o provedor é o responsável em guardar e enviar as informações do seu site.

Como comprar um domínio?

O primeiro passo para comprar um domínio, é escolher um nome que seja atraente, de acordo com o seu objetivo, é claro. Uma dica importante é pensar em um nome que seja curto, de fácil pronúncia e que não seja difícil de lembrar.

Além disso, você deve determinar qual a extensão irá utilizar, .com; .com.br; .net; ou outra.

Após decidir o nome do domínio, descubra se o que você escolheu encontra-se disponível para uso, caso contrário, será necessário voltar à etapa anterior. Para fazer essa consulta, você pode acessar plataformas como a Hostinger e verificar o nome que têm interesse.

Além disso, ao confirmar a disponibilidade de um domínio, será necessário realizar o pagamento. Com isso, você poderá registrar o seu domínio, informando seus dados pessoais.

Extensões de domínio (TLDs)

Nos últimos anos, houve um lançamento de novas TLDs tanto no Brasil, como fora do país. Inclusive, algumas marcas conquistaram suas TLDs próprias, mas o que isso tem a ver com este post?

Vamos lá! É importante esclarecer que esta é apenas uma terminação para indicar algo, porém, a aquisição de uma TLD fica na casa dos 3 dígitos de milhares de dólares, o que seria inviável cada um dispor de uma própria, como por exemplo, bem-estar.empresa (veja! este não teria um .com..., a terminação seria empresa).

Bem que seria interessante, entretanto, não é uma solução para todos, apesar de alguns bancos e grandes lojas já estarem utilizando seus domínios próprios (TLD).

Uma influência que temos em domínios internacionais seria no caso de otimização SEO, pois na ferramenta do Google Webmaster Tools é indicado informar o país no qual este domínio deseja indexar, Google Brasil? EUA? enfim.

Já nos domínios nacionais ou com terminações do referido país esta informação não é necessária, pois compreende-se que um site terminado em .br deve estar relacionado ao Brasil, um .ar à Argentina e assim por diante.

Facilite para seus visitantes, ou seja, aqui todos têm o costume de acessar um site pela TLD mais comum, a .com.br, porém, se você simpatiza com uma TLD internacional, seria interessante considerar ter os dois, sendo que um redirecionaria para o outro.

Registrar todos? Os mais utilizados?

Pelo custo que um domínio tem, vale a pena sim registrar todos os domínios disponíveis para a sua empresa, isto também, porque evita que um concorrente o faça e aponte, por exemplo, para o site dele e passe a concorrer com a sua empresa.

Como o custo de um domínio não costuma passar dos R$50 por ano para as extensões mais conhecidas, considere isto. Ou ainda, registre-o pelo período de 10 anos e não se preocupe tão cedo com a renovação.

Lembre-se: domínio é apenas o nome. Para armazenar o seu site, e-mails e etc, você precisa de uma conta de hospedagem.

Conclusão

Ficou fácil, não é mesmo? Você viu que determinar o domínio de um site e todas as suas particularidades não é um bicho de sete cabeças.

Mas para que você tenha que se preocupar o mínimo com isso, a Superix pode te ajudar no registro do seu domínio, assim como, na criação do seu site, para que ele seja o mais funcional possível.

Portanto, se está em busca de uma empresa que cria sites, com conhecimento em domínios e hospedagens, aqui é o lugar certo para você!

Entre em contato conosco e peça um orçamento.

Mapa da Superix - Localização
Mapa da Superix - Localização

Uma agência web completa ▪ Copyright © 2003 - 2021 | SUPERIX SOLUÇÕES WEB LTDA - CNPJ: 12.933.006/0001-09

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas