Skip to main content
O que é um site responsivo? Versão ou site mobile exclusivo?

O que é um site responsivo? Versão ou site mobile exclusivo?

22/02/14

Entenda melhor o que são sites responsivos e versões exclusivas de sites desta modalidade. O que melhor se encaixa ao seu projeto e nos dias atuais o que vale mais a pena.

Investir em sites responsivos é uma ótima maneira de proporcionar boas experiências para os usuários.

Ninguém gosta de acessar uma página por meio do celular ou do tablet e ver um ambiente totalmente bagunçado, não é mesmo?

Sem contar que criar sites responsivos pode atrair mais visitas ao espaço virtual da sua empresa ou loja.

Ficou curioso para saber mais sobre essa proposta? Continue lendo o artigo abaixo.

Confira!

O que é um site responsivo?

Vamos abordar um assunto que atualmente está em alta, os famosos sites responsivos, mas o que são e para que servem?

Basicamente, são sites compatíveis com todos os tamanhos de tela utilizados, não apenas para celular, tablets, mas também para navegadores que não estejam com a tela maximizada (no caso do Mac, em que a janela não abre maximizada automaticamente); e computadores com telas pequenas, como de 10”, em que possuem uma resolução menor. Em resumo, são sites que se encaixam em sua área de visualização.

Um site responsivo se adequa a sua tela, ou seja, posiciona os elementos do site, a fim de mantê-lo com uma rolagem vertical apenas, e fazer com que não tenha a barra inferior (horizontal) de rolagem.

Se o site possuir uma barra lateral com chamadas, login e etc, estes são reposicionados. Em muitos casos, dependendo do CMS (Administração do site) ou codificação CSS, é possível especificar quais serão os “módulos” que devem aparecer em uma versão menor de tela, por exemplo, não exibir a busca do site para celular, e assim por diante.

Baseado em CSS3 e utilizando recursos de HTML5, hoje um site responsivo pode ser visualizado de maneira confortável para a maioria das telas e o melhor, mantendo as características visuais do site aberto em tela cheia.

E a diferença de um site responsivo para um site mobile?

Um site mobile, como alguns grandes portais de notícias, são aqueles que possuem um layout muito resumido, carregando poucas imagens, isto porque visam ser carregados de maneira mais rápida e o tornam mais acessíveis para a maioria das pessoas (até aquelas que possuem um celular mais simples, desde que tenha a função de navegador).

Poderíamos pensar na versão exclusiva de um site mobile, como um site apartado, um site feito especialmente para celulares e pequenos dispositivos, tanto que muitos tem um endereço diferente, algo como: http://m.site.com.br ou http://mobile.site.com.br.

Atualmente recomendamos esta versão quando falamos de um site de conteúdo especificamente, pois com a internet que temos hoje nos celulares, não há tanto problema em carregarmos uma versão um pouco mais pesada, que seria o caso da versão responsiva.

Quais as vantagens de um site responsivo?

A maioria das pessoas, atualmente, acessa a internet via celular, seja para fazer pesquisas, consumir conteúdos diversos ou realizar compras em lojas virtuais. Sendo assim, ter um site responsivo se tornou fundamental para conquistar espaço na web.

Uma das principais vantagens desse modelo é a experiência do usuário. Sites responsivos garantem avaliações mais positivas de quem acessa a sua página. Layouts desorganizados e elementos mal alinhados, por outro lado, espantam os visitantes.

Contudo, não se esqueça que para melhorar a experiência das pessoas que entram no seu site é necessário trabalhar com a otimização SEO, que pode trazer ainda mais relevância para a sua página.

Outro ponto importante é a velocidade de carregamento do seu website. Os modelos responsivos já são mais leves e otimizados para dispositivos móveis, o que permite que o seu site seja melhor percebido pelo usuário.

Além disso, páginas que carregam de forma rápida ganham atenção do Google, favorecendo o posicionamento do seu site na ferramenta de busca.

A taxa de rejeição da sua página também pode ser afetada pela adoção de um site responsivo. Acessar um website organizado, dinâmico e com conteúdo relevante diminui as chances de uma pessoa abandoná-lo sem que haja alguma interação.

Dessa forma, é possível que você consiga aumentar as conversões e gerar mais leads através de um site responsivo. Consequentemente, você também pode perceber um aumento nas vendas.

Conclusão

Como você viu, ter um site responsivo é uma solução eficaz para melhorar o engajamento e conseguir mais visitas para a sua página.

Versão ou site mobile pode ser uma opção. Entretanto, há limitações que você não encontra em sites responsivos.

Aqui, na Superix, nós trabalhamos com a criação de sites que atendam a todos os tipos de dispositivos e navegadores, proporcionando a melhor experiência possível ao usuário.

Também oferecemos consultoria para SEO, já que não basta o site ser responsivo sem que o conteúdo seja otimizado e esteja de acordo com os requisitos do Google.

Ficou interessado? Entre em contato e solicite um orçamento!

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas