• Início
  • Blog
  • Joomla ou Wordpress? Vamos falar dos Melhores CMS
Joomla ou Wordpress? Vamos falar dos Melhores CMS

Joomla ou Wordpress? Vamos falar dos Melhores CMS

Os CMS's, ou gerenciadores de conteúdo, mais usados atualmente em de sites, Blogs e até outras ferramentas como lojas virtuais são sem dúvida: Wordpress, Joomla e Drupal.

CMS significa Content Management System, ou gerenciador de conteúdo.

Abaixo abordaremos as vantagens destes sistemas que não necessitam licença para uso, são de código aberto e trazem diversos benefícios.

O WordPress é conhecido pela sua facilidade, principalmente na interface de administração, o que o torna preferido pelos redatores e jornalistas de muitas empresas que fazem gestão de conteúdo. Considera-se que esse CMS possui simplicidade e eficiência. Para o usuário, temos um painel administrativo simples, bonito e fácil de usar. Já para os desenvolvedores, temos uma arquitetura de templates muito fácil de entender e explorar, uma arquitetura de plugins eficientes, e uma estrutura de banco de dados muito simples e poderosa. Em um desenvolvimento constante possui uma comunidade de colaborardes imensa. Mantendo-se sempre o objetivo de desenvolvimento consistente, que se mantém firme aos seus princípios: manter o CORE simples e enxuto, deixando aplicações mais específicas para plugins e templates.

O Joomla vem crescendo muito com o tempo e ganhando o seu espaço. Em constante atualização, trouxe recentemente a versão 3.1 do sistema, melhorando muito o seu CORE e forma de programação e estrutura. O que o torna menos utilizado pelos redatores e jornalistas é a interface de administração e gestão de postagens, um cenário que queremos inverter, já que se trata de uma ferramenta muito poderosa.

Muita gente considera que o WordPress é um sistema indicado apenas para blogs. Ele é sem dúvida o melhor para esta finalidade, mas não deixa de ser uma solução boa para sites também, apesar de, particularmente, preferirmos o Joomla para sites institucionais e portais.

Já o Joomla é muito interessante pois a sua flexibilidade permite que ele funcione bem para sites, Blogs, intranets, portais de pequeno e grande porte. Com a nova ACL (Access Control List - Permissão de usuários) é possível restringir os acessos a determinadas áreas do painel administrativo. Em conjunto com ferramentas como o RSFirewall, faz com que seja uma plataforma bastante segura, inclusive utilizada por muitos órgãos públicos e de grande visibilidade. Nativamente ele possui módulo para banners, blog e cache com compressão GZIP, fazendo com que seja um CMS bem rápido.

Ambos os CMS's possuem pontos fracos e fortes. Muitos profissionais procuram optar pela ferramenta que possui uma curva de aprendizado menor, como é o caso do WordPress, o que pode ser bom em determinados projetos, mas deixar a desejar em outros. No quesito da remuneração de profissionais que trabalham com CMS's menos conhecidos ou utilizados acabam sendo mais raros, e por isso mais caros.

Mesmo tendo preferência em um determinado sistema, é interessante sempre conhecer outros sistemas e enquadrar as características e o escopo de seu projeto nos CMS's disponíveis.

Acredite, saber escolher a ferramenta ideal para cada tipo de projeto pode fazer a diferença.

Abaixo temos uma tabela comparativa dos dois CMS's:

Funcionalidades

wordpress logo

WordPress

Joomla Logo

Joomla

Popularidade
Custos com Mão de Obra
Segurança do Software
Integração com Redes Sociais
Facilidade em Design
Templates
Navegação intuitiva
Multi-idioma
Fácil instalação
Plugins e Componentes
SEO – Otimização de Sites
Extensões para SEO
Atualizações do CMS
Curva de Aprendizagem

Até o próximo post!

Abraço!

 

Mapa da Superix - Localização
Mapa da Superix - Localização

Uma agência web completa ▪ Copyright © 2003 - 2019 | SUPERIX SOLUÇÕES WEB LTDA - CNPJ: 12.933.006/0001-09
Fale por WhatsApp
Close and go back to page
0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas