Qual a diferença entre CMYK e RGB

Quando trabalhamos com imagens para dispositivos de vídeo [computador, celular, televisão etc] sempre falamos de cores RGB, ou seja, o formato de cor composto por luz.

O formato de cor RGB [Red, Green e Blue] reproduz 16 milhões de cores, isto faz com que gradações de cor [mudança de cor ou tonalidade] sejam exibidas de forma suave e brilhante.

O padrão CMYK é composto de quatro cores primárias [Cian, Magenta, Yellow e Black] feitas com pigmento [tinta] e é usada para impressão.

Quando uma imagem CMYK é utilizada em vídeo podem surgir defeitos como: "degraus" de cor [a imagem fica com listras em lugar de gradações suaves, pois o espectro CMYK é menor que o RGB] inversão de cor ou escurecimento da imagem [por ser voltada para pigmento, quando convertida em luz as cores ficam opacas ou até amarronzadas] não visualização [alguns dispositivos não conseguem fazer qualquer tipo de conversão e simplesmente não exibem a imagem].

Então lembrem-se de sempre usar imagens em RGB. Como câmeras fotográficas capturam em RGB, o ideal é ter a foto original, pois na conversão de um padrão para o outro sempre se perde qualidade.

Escrito por Pedro Vidal, designer na Matchbox Branding, Comunicação & Design - parceira da Superix Soluções Web.

Ninguém reagiu a este artigo ainda.

Você pode clicar nos ícones abaixo e reagir a esta publicação.

Amei
Haha
UAU
Triste
Grrr
Mapa da Superix - Localização
Mapa da Superix - Localização

Uma agência web completa ▪ Copyright © 2003 - 2019 | SUPERIX SOLUÇÕES WEB LTDA - CNPJ: 12.933.006/0001-09

Olá, fale com a Superix por Whatsapp

Fale por WhatsApp
Close and go back to page