Skip to main content
Link building: o que é, qual a importância e como fazer?

Link building: o que é, qual a importância e como fazer?

19/01/24

O que é Link Building  ? 

O Link Building é uma estratégia no mundo do marketing digital,onde você adquire links de outros sites para o seu próprio. Essa prática fortalece a autoridade e relevância do seu site nos motores de busca, como o Google. Quanto mais links de qualidade você conquistar, maior será a probabilidade de melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Uma parte essencial do Link Building é a criação de conteúdo. Ao oferecer informações essenciais e relevantes, do qual você consiga se comunicar bem com os seus clientes e transmitir tudo que você sabe de maneira clara, coesa e orgânica,  você incentiva outros sites a se vincularem naturalmente ao seu. Essa abordagem não apenas dá mais autoridade para o seu negócio, como contribui para uma maior visibilidade.

Além disso, a diversificação dos links é crucial. Ter uma variedade de links de diferentes fontes é mais eficaz do que depender exclusivamente de um tipo de link. Isso não apenas atende aos algoritmos dos motores de busca, mas também amplia a exposição do seu site, alcançando diferentes audiências e nichos. 

Mas vamos com calma, quando falamos de variedade de links, estamos falando daqueles que mais se encaixam com o seu ramo, certo ?

Todo conteúdo que produzir e os links que utilizar, precisam andar juntos, ou seja, precisam estar falando sobre a mesma coisa de modo que as informações possam se complementar.

Nada de pegar links espalhados,  sem nenhuma estratégia e usá-los, assim seu site não terá nenhum resultado positivo.

 

Por que o Link Building é tão importante para o site ?

Como já vimos a utilização de link building é um grande aliado dentro das técnicas de SEO e quando usado corretamente traz benefícios significativos para os seus negócios.

Se  mesmo após todas essas informações sobre o link building ainda estiver com dúvidas se deve ou não utilizar esse recurso, vamos dar uma ajudinha.

Separamos alguns benefícios dos quais você terá ao implementar corretamente o link building  em seu site/negócio.

 Autoridade

Quanto mais sites de qualidade apontarem para o seu, mais os motores de busca considerarão o seu site como uma fonte confiável de informações, por isso, destacamos a importância de obter links de marcas que já tenham presença e confiança no mercado.

Resultado no Google

Utilizando essa estratégia de maneira correta e contínua pode ajudar a manter o seu site no topo dos resultados de pesquisa, sabe quando pesquisamos algo e aparece os principais sites logo no começo da página do Google ? Pois é, com o Link Building pode ser o seu site entre os primeiros.

 Expansão da sua marca

Links de sites confiáveis têm o poder de fortalecer a reputação da sua marca. Se sites que já estão no mercado faz muito tempo e possuem uma forte presença nas redes, quando vinculados ao seu, os visitantes tendem a confiar mais na sua marca.

 Maior taxa de conversão

Ao conseguir backlinks de sites em diferentes regiões, você pode alcançar novos mercados e públicos, expandindo a presença online da sua marca, assim, visitantes que chegam por meio de links de qualidade são mais propensos a se tornarem possíveis clientes.

Melhora a experiência do cliente

A ligação entre diferentes páginas e recursos online pode melhorar a experiência do seu cliente, proporcionando a eles mais informações relevantes e úteis, por isso reforçamos a ideia de ao obter um link, que seja do mesmo segmento de sua marca, assim, o usuário terá maiores dados para explorar, reforçando ainda mais sua presença nos mecanismos de buscas.

Assim, o link building não ajuda somente a colocar seu site nos motores de busca, mas também funciona como um caminho que leva os visitantes até você. É uma maneira direta de dizer que o seu conteúdo é confiável e relevante. Em resumo, se você quer que as pessoas encontrem e confiem no seu site, investir em link building é o caminho certo.

Viu o tanto de benefícios que esse recurso pode levar ao seu negócio? São pequenos detalhes que estão disponíveis a todo momento e muitas vezes não percebemos. Poucos sabem explorar e acabam perdendo grandes oportunidades e posicionamento de sua marca. 

Como fazer o Link Building ?

O Link Building pode ser feito com links internos e externos, sendo o primeiro quando há links de outras marcas dentro do seu conteúdo e o segundo, links de fora que direcionam para o seu site.

Construir uma estratégia eficaz de link building envolve várias etapas, vamos citar alguns pontos para que você que está começando possa focar:

Primeiramente, é essencial criar um conteúdo de alta qualidade e relevante que outras pessoas naturalmente desejem vincular, ou seja, é importante que os usuários se sintam confortáveis e confiantes ao lerem o seu conteúdo, assim há mais chance de compartilharem.

Em seguida, é importante identificar sites e blogs com notoriedade no mesmo nicho que o seu. Ao criar relações e parcerias com sites do mesmo ramo, você aumenta as chances de conseguir links que podem trazer mais visibilidade para o seu negócio.

Além dessas parcerias, é importante  participar ativamente em suas  redes sociais,  assim você terá mais interação com o seu público alvo e poderá compartilhar diariamente seus links e obter outros links de forma totalmente orgânica.

Por fim,  sempre analise se suas táticas de link building estão dando certo. Ao examinar suas estratégias você pode identificar oportunidades que talvez tenham passado despercebidas.

 

Conclusão

O link building a princípio pode parecer um pouco complicado, porém, é uma das estratégias que mais traz benefícios ao seu negócio.

Se mesmo com as dicas que disponibilizamos, ainda ficar com dúvidas sobre o assunto, entre em contato com uma agência web,  que além de realizar seu site do zero,  oferece serviços de marketing digital, assim além de ter um site completo, você terá acesso às diversas estratégias de marketing para que seu negócio ganhe destaque e fique entre os primeiros da página do Google.

Gostou do post ?

Quer saber mais sobre o mundo digital ?

Continue nos acompanhando  e até a próxima!

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas