Skip to main content

Falha em plugin do WordPress derruba mais de 500.000 sites

21/01/21

Escolher uma plataforma segura para criação de site é a uma boa forma de se proteger das ações maliciosas de hackers.

A vulnerabilidade do plugin do EASY WP SMTP para Wordpress derrubou mais 500.000 sites em Dezembro de 2020, deixando seus usuários em situação de risco.

Mais de 500k de instalações ativas ficaram vulneráveis a ação de hackers, pois se tornou possível invadir as configurações e mudar a senha do administrador. 

Como resultado, eles podiam assumir todo o controle dos websites. O problema ocorreu no plugin wordpress EASY WP SMTP. 

Embora o problema tenha sido corrigido, os usuários da plataforma ficaram inseguros em relação ao que pode vir a acontecer, fato este, que costumeiramente indicamos o uso de outros CMS como o Joomla.

Quer aprender como manter as informações do seu site em segurança? Continue lendo esse post com bastante atenção.

Criação de site: uma estratégia que precisa de segurança

Investir na criação de site para a sua empresa é a melhor forma de se manter no mercado, além de aumentar as possibilidades de vendas e captação de clientes. 

Quanto mais popular for o seu espaço digital, maiores as chances de conversão de vendas e consequentemente de obtenção de lucros. 

No entanto, problemas podem surgir e colocar tudo a perder. Sendo assim, é preciso investir em segurança para que seu negócio flua sem surpresas. 

Veja algumas dicas para que possa ter maior tranquilidade ao optar pela estratégia de criação de site para a sua empresa.

1. Mantenha os plugins sempre atualizados

Isso quer dizer que, você deve ficar de olho nas atualizações que a plataforma usada na criação de site da sua empresa.  As atualizações são uma forma de manter todos os plugins em perfeito funcionamento.

Além disso, qualquer falha deve ser comunicada ao administrador para que seja corrigida o mais rápido possível.

Lembrando que o bug aconteceu no plugin wordpress EASY WP SMTP, portanto ele deve ser atualizado o mais rápido possível. 

2. Invista na criação de um site bem estruturado

Um site bem estruturado está além de design atrativo.

Obviamente, essa questão é muito importante para chamar a atenção dos visitantes.

No entanto, outras questões devem ser consideradas na estruturação do seu site, para que você tenha mais segurança em suas vendas. 

Veja algumas dicas de segurança: 

  • Invista no certificado de segurança SSL/HTTPS: ele utiliza sistema de criptografia para manter todos os dados em segurança.
  • Utilize o sistema de permissão de usuários: dessa forma somente quem tiver permissão poderá acessar o site. 
  • Tenha um detector de malware: isso é essencial para que qualquer ação contrária a segurança do seu site seja detectada imediatamente. 
  • Utilize o firewall: ele vai proteger ativa e constantemente o seu site de ataques de hackers.
  • Tenha uma hospedagem segura e que lhe forneça backups constantes.

3. Utilizar ferramentas mais seguras como o Joomla

Quer ter um site seguro, invista em ferramentas que lhe ofereçam essa condição. 

O Joomla (lê-se djumla) é um CMS, assim como o Wordpress, utilizado na criação de site para os mais variados segmentos, seja e-commerce, jornais, blogs ou sites institucionais

Ele tem várias funcionalidades, além de vários templates. Isso permite o desenvolvimento de um site atrativo. 

Uma grande vantagem do Joomla em relação às demais plataformas é a segurança deste CMS com constantes atualizações e raramente há problemas de compatibilidade ao atualizar versão ou plugins, atualizando de forma automática.

Portanto, você não precisará fazer isso de forma manual. Dessa forma, há maior segurança para os usuários da plataforma, que estará em constante atualização.

Conclusão

Investir na criação de site é a melhor forma de estar mais próximo dos seus clientes e conquistar sua confiança. Escolha um CMS adequado ao seu negócio e que lhe forneça segurança com baixa manutenção.

Além de melhorar a captação de LEADS e facilitar a fidelização dos clientes.

Por isso, é importante que ao navegar em seu site, ele tenha total segurança, especialmente se precisar inserir dados pessoais, mesmo que seja somente o email. 

Mantenha sempre o seu site e o CMS atualizado para corrigir bugs e evitar que seu site seja alvo de hackers mal intencionados.

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas