Skip to main content

Como criar um site do zero

02/02/24

Passo a passo para criar um site

Primeiro de tudo, antes de criar um site, é necessário que você pense qual é o objetivo. Será para um blog pessoal, uma loja online, portfólio ou outra finalidade? 

Definir qual é o propósito em criar um site te ajudará muito quando realizar os próximos passos.

Logo após definir seu objetivo, é necessário que escolha um nome de domínio, um nome único e relevante para o seu site. Pesquise diferentes nomes de domínio para encontrar o que mais se adequa ao seu negócio e, em seguida, faça o registro. 

Para estruturar todo o site e deixar com a sua cara, basta escolher uma plataforma de desenvolvimento. Existem diversas opções, como: WordPress, Wix, Joomla e muitas outras. Pesquise e escolha uma que seja adequada às suas necessidades e explore todas as funcionalidades, assim você irá se familiarizar com a plataforma.

Com a plataforma definida, você precisará encontrar um serviço de hospedagem para armazenar os arquivos do seu site e torná-lo acessível na internet. Pesquise diferentes opções de hospedagem e escolha aquela que ofereça um bom custo-benefício e suporte confiável.

Agora, chegamos em uma das etapas mais importantes, o conteúdo, nessa parte é super importante que você use sua criatividade, pense nos nomes de cada aba, na descrição,  nas subpáginas, blogs, formulários e muito mais.

Elaborar um conteúdo com uma estratégia de SEO bem colocada faz total diferença na hora de atrair novos leads e ganhar visibilidade. 

Pense em fornecer informações relevantes para o seu público e sempre mantenha seu site  atualizado.

Definindo todo conteúdo do site, vamos para a parte de design e estrutura. Escolha um tema ou template que seja a cara do seu negócio e personalize da forma que deseja. É de extrema importância, que o design seja atraente, intuitivo e responsivo em diferentes dispositivos.

Com tudo definido, faça um teste e revise. Antes de lançar o seu site, faça testes em diferentes navegadores e dispositivos para garantir que ele seja exibido corretamente em todas as plataformas, ou seja, certifique-se  que não haja cortes nas imagens ou nos textos, que todos os vídeos estejam no formato adequado, se os links estão funcionando corretamente e faça revisões gramaticais.

Com tudo pronto, é hora de lançar o seu site!

Lembre-se de sempre atualizar o conteúdo e acompanhar as estatísticas de tráfego para fazer ajustes. Criar um site do zero pode ser desafiador e gerar bastante medo, mas com paciência e dedicação, você pode ter um site incrível e alcançar ótimos resultados. 

Benefícios de ter um site

Seja qual for seu objetivo, ao criar um site você traz diversos benefícios para sua marca, como:

  1. Maior visibilidade

Se o site tem uma boa estrutura, conteúdos estratégicos, atualizações, otimização e muito mais, sua página pode aparecer entre as primeiras na aba de pesquisa do Google, fazendo com que seu negócio ganhe mais destaque.

  1. Credibilidade

Os consumidores sempre realizam pesquisas online antes de comprarem qualquer coisa, e ter um site bem elaborado pode impressionar positivamente os clientes em potencial.

  1. Melhora a comunicação com o cliente

Você pode fornecer informações de contato, perguntas e respostas frequentes e até mesmo oferecer suporte ao cliente por meio de chat ou formulários de contato, isso faz com que você fique mais próximo do cliente.

  1. Maior alcance

Seu site pode ser acessado por pessoas em todo o mundo, o que amplia seu alcance. Se for uma loja virtual, melhor ainda, pois aumenta as chances de compra do seu produto.

  1. Análise de resultados

Há diversas ferramentas das quais você pode utilizar para saber quem visitou o seu site, quantos minutos passaram ou que abas visitaram. Ao ter acesso a essas informações, você pode otimizar o seu site, fazendo ajustes para melhorar a experiência do usuário.

Esses são alguns dos benefícios entre os milhares que existem ao criar um site. Vale lembrar que ter um site oferece oportunidades de crescimento, marketing, comunicação e credibilidade para sua marca. Hoje, com a evolução no mundo digital, criar um site  é um dos recursos que mais trazem resultados.

Criar um site sozinho ou contratar uma agência web ?

É possível criar um site sozinho, mesmo sem ter nenhuma experiência ? Sim, é possível, mas tenha em mente que o trabalho vai ser dobrado, e que enfrentará muitas questões ao longo do processo, pois é algo totalmente novo e diferente.

Nas agências de criação de sites, é tudo mais fácil, pois você vai ter uma equipe totalmente especializada em todo o processo de criação, assim, você terá um time para te auxiliar na elaboração do conteúdo, SEO, design, imagens, vídeos, fotos e até no marketing digital.

Portanto, a decisão de contratar uma agência web ou de criar um site sozinho, vai totalmente de acordo com o que você deseja no momento, caso esteja pronto seguro em fazer o site sozinho, perfeito! Caso contrário, o ideal seria entrar em contato com uma agência e expor sua ideia e juntos criar um site do zero.

Conclusão

Se mesmo após todas as dicas, ainda estiver com dúvidas de como criar um site ou por onde começar, entre em contato com uma agência web. Diversos profissionais estarão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a criar um site do jeito que sempre quis.

Além de te ajudar na criação do site, muitas agências oferecem consultoria em marketing digital para impulsionar ainda mais o seu negócio.

Gostou do post de hoje ?

Quer saber mais sobre criação de site ou marketing digital ?

Nos acompanhe e até o próximo post!

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas