tr?id=1506248899702888&ev=PageView&noscript=1

O seu blog da web

Tudo sobre sites

  • Home
  • Blog
  • Conheça as novas TLD's/Extensões de domínios
agencia-freela

Quanto custa fazer um site? Quais as diferenças?

Quanto custa fazer um site? Quais as diferenças?

Quanto custa para fazer um site? Solicite um orçamento!

Como um produto de prateleira, muitos clientes nos perguntam quanto custa fazer ou criar um site profissional na internet, mas poucos sabem que não existe um valor claramente "tabelado" para que esta resposta venha instantaneamente. Uma proposta para desenvolvimento de sites envolve muitas coisas que podem influenciar nos valores, desde Sistemas específicos, como por exemplo: Agendamento de Consultas online, Chat para atendimento online, vitrine virtual de produtos e outros, até o grau de criação que haverá para aquele determinado projeto, complexidade visual, efeitos e transições específicas, enfim, o que foge bastante de um site institucional comum.

Não culpamos os clientes com relação à expectativa de preços pré-estabelecidos ou até mesmo por estes preços estarem, algumas vezes, fora do que imaginavam, isto porque, vemos muito frequentemente empresas que simplesmente anunciam valores fixos para sites limitados, mal programados, com semântica HTML ruim, e por fim, você ainda leva os cartões de visita gratuitamente, o que acaba misturando bastante as coisas, não se trata de um produto personalizado e nem de muita qualidade, mas que deve atender a uma parcela de clientes que simplesmente desejam ter um site na internet. Mas lembre-se: É a imagem de sua empresa que está em jogo, a fachada de sua empresa é assim?

Não podemos deixar de falar dos famosos "Sobrinhos" que elaboram sites. Quem são eles? – Na verdade esta é uma brincadeira muito comum no meio de agências, em que o cliente comenta que possui um Sobrinho que faz sites e que ele poderia chegar a um preço muito melhor, enfim...

O que levar em consideração na hora de elaborar o site de sua empresa ou pessoal

O site terá como objetivo vender? Se sim, este passa a ser uma Loja Virtual ou E-commerce, que com certeza terá um valor diferente de um simples site institucional.

O site terá um Blog? Formulários específicos além do conhecido formulário de contato? Notícias? Agenda de eventos? Cursos que serão dados... e muitos outros.

São estes fatores que sem dúvida provocam um aumento no preço do JOB.

O site será otimizado para SEO (Search Engine Optimization)? Este é um outro fator bastante importante, levando em consideração que um site hoje não tem mais a função de um simples cartão de visita. Mas a atividade que essencialmente vai tornar o seu ROI (Retorno de investimento) muito mais rápido, claro, se bem aplicado.

O que deve estar incluso em um projeto básico de Web

Além das páginas esperadas para o site, o formulário de contato dinâmico, banners rotativos, aquele mapa que indica a localização da empresa, digamos os itens que embelezam o projeto é muito importante considerar:

  • Como é feito o planejamento do projeto?
  • Contrato com fases bem estipuladas?
  • Haverá redator trabalhando no projeto?
  • Qual será a linguagem trabalhada? Usará CMS (Gestor de conteúdo)?
  • Será trabalhado com boas práticas de programação? Semântica HTML correta?
  • Será fornecida a cópia do projeto para Download ou em CD? Isto porque se a plataforma for proprietária e este contrato for rescindido, provavelmente você perca o site.

Manutenção Mensal obrigatória, uma prática não tão incomum

Muitas empresas cobram um valor mais baixo pelo site, ou até mesmo não o cobram, mas "obrigam" o cliente a pagar uma manutenção mensal pelo site, dando um suporte básico a ele e uma manutenção, e por um período mínimo esta taxa é obrigatória, no final das contas pode sair mais caro para o cliente.

FreeLancers x Agências Web

Outro ponto que se deve considerar mas não se deve COMPARAR é o valor praticado por profissionais Freelancers ou os famosos Freelas, isto porque a agência web possui uma estrutura física e mais profissional para lhe proporcionar um atendimento personalizado, uma equipe atuante em seu projeto, prazos definidos, um capital intelectual e um Know-how de projetos indiscutível.

Outro ponto importante é que com a Agência, você pode simplesmente bater na porta, fazer reuniões e contar com esta estrutura, o que com Freelas isto já não funciona muito bem. Mas marque um horário antes, ok? Rs...

Nada contra os freelas, ajudam e muito, até mesmo muitas agências em momentos de gargalo, onde ficam alocados temporariamente na equipe.

Não é incomum ouvirmos de clientes: "Meu designer desapareceu e o site não foi adiante", "O programador que estava trabalhando em meu site viajou e não poderá entrega-lo" e assim por diante...

Conclusão: Portanto o que vale mais a pena? Qual o preço esperado?

Não se pode cobrar um preço fechado, pois trata-se de um intelecto, de uma criação, de dificuldades peculiares a serem enfrentadas e de expectativas a serem atendidas, e dependendo do cliente, por melhor que seja o Briefing, esta pode ser uma tarefa complicada e demandar bastante tempo da equipe.

Precificar a criatividade, as ideias é algo bem complicado, certa vez li um comparativo bem interessante, é como um pintor de paredes que cobra por m² levando em conta o material, tinta e etc. X Pintor (Artista) cobrar por sua obra da mesma maneira – Não é aí que está o valor da obra (No Material e no m²), e sim, na arte – Criatividade.

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês!

Quer saber Quanto custa para fazer um site? Aproveite e um orçamento agora mesmo!

Até o próximo post! J

Bullet - Superix Agência Web

Desde 2003 atuando com

criação de sites de verdade

Avenida Paulista, 2001
Cj. 1011 ▪ CEP: 01311-931 ▪ São Paulo ▪ SP
boneco-superix-348x300-01
ESPERE! DÚVIDAS?

Temos a solução ideal para você ou seu negócio.
Entre em contato conosco ou solicite um orçamento sem compromisso, teremos prazer em atende-lo(a)!

Entre em contato Solicite um orçamento