A Referência e Pesquisa na hora de criar um layout
13/05/13
Você que é designer de interface, seja para web ou offline, você que é um diretor de arte ou mesmo um diretor de criação, sabe o que significa referência, certo? Pois bem, vamos ao significado da palavra segundo o dicionário Priberam: do latim referentia, refero, referre, trazer ou levar de novo, remeter, fazer menção ou registro.
Muita explicação não é verdade? Bom, vou trazer pro nosso texto aqui um dos significados que é pouco lembrado na hora de se fazer uma pesquisa que é o "conjunto de qualidades ou características tomado como modelo". E também vou levá-los ao ambiente web, uma outra hora falamos do universo offline.
Há tanta coisa já criada, que quando nos deparamos com um briefing, seja ele daqueles bem completos ou não, o primeiro passo que damos é buscar referências, pesquisar o universo do cliente e seus concorrentes e ver o que já foi feito, o que está na moda, o que está no mercado, o que foi feito anos atrás e que poderia reviver, afinal de contas, não é todo cliente que quer o novo, a criação divina, o éden, a gênese! No fim das contas, ele quer estar na mesma prateleira que seus concorrentes, ou não será encontrado. Mas ele quer brilhar, quer se destacar, quer que mesmo sendo a segunda opção dos olhos, o bom gosto o escolha, o separe, o deseje, o eleja como melhor, e por fim, compre seu produto ou serviço.
Como atender a tantos diferentes gostos que tem no mercado e ao mesmo tempo, impressionar? Afinal, são pessoas, e pessoas são complexas. Para descomplicar, vamos pegar o caminho da referência, porém, você não precisa seguir os mesmos caminhos que já traçou. No universo da moda por exemplo, alguém olha para um sapato feminino, nota que um detalhe o destaca, a fivela brilha, ele olha mais perto e vê o seu reflexo na fivela, pronto, uma idéia surgiu! Ele trabalha com a idéia do reflexo, traz alguns espelhos para o cenário, veste a modelo e está lá uma idéia que muitos já utilizaram, o espelho!, mas que surgiu de uma referência fora do seu contexto, surgiu a partir de um olhar diferente.
Este caminho não significa reinventar nada, muito menos copiar, muito menos complicar. Trazendo agora pro nosso universo da internet, onde desenvolvemos "n" layouts por mês, por semana e por dia, nós temos um caminho, temos algumas diretrizes que norteiam a criação, como usabilidade, arquitetura da informação, mobilidade, etc, etc, por fim, basta seguir o seu norte, e trazer referências "fora da caixinha", fora do meio convencional, fora do seu habitual cenário. Vá atrás de outros conjuntos de modelos e busque novas características e qualidades que já existem para quem sabe, um dia encontrar de fato algo novo. Vá olhar para o céu, pra rua, parques, visitar aquelas livrarias megastore, ver livros sobre bebidas, motos, carros, tecidos, livros infantis, saia um pouco do Google, você vai notar que tudo pode ser uma referência, tudo pode te inspirar, basta que você queira enxergar além.
um abraço, até a próxima.
Daniel Canton