Skip to main content

Site estático ou dinâmico: qual é a melhor opção?

03/03/22

Para criar uma página na web é necessário, antes de tudo, escolher entre um site estático ou um site dinâmico. As duas opções funcionam bem, no entanto, existem diferenças entre os modelos que devem ser levadas em consideração na hora de montar a sua página.

Atualmente, ter um site deixou de ser uma opção para as empresas. Dispor de um espaço digital se tornou sinal de credibilidade e confiança para qualquer negócio.

Dito isso, é importante conhecer as particularidades de cada tipo de site e entender qual é a opção mais adequada para o seu projeto.

Na sequência, descubra um pouco mais sobre a criação de sites estáticos e dinâmicos e veja o que cada um oferece!

Site estático

O site estático é um modelo fixo, que permite pouca customização e com alterações feitas diretamente no código.

Normalmente, esse formato abriga uma pequena quantidade de conteúdo, como dados de contato e breves descrições de serviços, além de um layout básico. Sem contar que para qualquer tipo de modificação em um site estático, é necessário alguém que tenha conhecimento em HTML, CSS, PHP e Javascript.

O modelo é conhecido como um cartão de visitas virtual, pois ele é adotado, principalmente, por empresas que desejam apresentar um catálogo fixo com poucos produtos ou serviços.

Além de consumir mais horas de desenvolvimento, o site estático é mais caro e mantém o cliente refém de um especialista para realizar qualquer tipo de modificação. Por conta dessa limitação, o modelo pode não ser ideal para ações dedicadas de marketing digital.

Sem dúvida, o site estático pode ser uma oportunidade para quem não precisa de um ambiente digital com constantes alterações. Porém, vale lembrar que suas limitações podem dificultar a migração para um site dinâmico, posteriormente.

Site dinâmico

Ao contrário do modelo anterior, o site dinâmico permite alterações constantes de conteúdo, sem contar a criação de páginas internas. Tudo isso sem a necessidade de modificar o código fonte.

Para isso, o site dinâmico conta com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), como o WordPress e o Joomla. Tal sistema proporciona uma liberdade maior para o seu gestor, que pode atualizar conteúdos com facilidade e frequência. Para quem deseja ter um blog, esse modelo de site é o mais indicado!

O desenvolvimento de sites dinâmicos possibilita investir em estratégias de marketing digital, executar atualizações em páginas de serviços e produtos de forma simples, e ainda, adicionar novas funcionalidades através de plugins pagos ou gratuitos.

Os dados de um site dinâmico são armazenados em um servidor. Ao ser acessado, ocorre um processamento prévio antes de enviar as informações ao navegador do usuário. Por isso, o carregamento do site se torna um pouco mais lento.

Mesmo assim, esse tipo de site continua sendo ideal para empresas que desejam algo além de um cartão de visitas. É um espaço otimizado, criado especialmente para interação com o público.

Qual a diferença entre site e blog?

Essa é uma dúvida frequente entre muitas pessoas. Com isso, vale lembrar que o site, seja estático ou dinâmico, é um espaço virtual de apresentação das principais informações de uma marca ou empresa, assim como, de seus produtos e serviços.

Nele, o usuário é capaz de localizar páginas como “quem somos”, “produtos” ou “serviços”, “contato” etc.

Já o blog é uma plataforma de divulgação de conteúdos. Por exemplo, uma marca de cosméticos, utiliza o blog como espaço para falar sobre novas tendências, tirar dúvidas e trazer conteúdos relevantes. Muitos blogs são hospedados em sites dinâmicos, como forma de atrair novos usuários e estabelecer uma relação mais próxima com o público.

Qual é a melhor opção?

Sem dúvida alguma, o site dinâmico apresenta funcionalidades que não estão disponíveis em um modelo estático. Contudo, apesar desse tipo de site oferecer uma autonomia maior ao gestor e ferramentas exclusivas, é importante levar em consideração o objetivo da página.

A criação de um site estático ou dinâmico depende da finalidade do seu projeto. Portanto, saiba qual é o propósito da página, analise os prós e contras de cada modelo e selecione o tipo de site que melhor atende às suas necessidades.

Todavia, vale lembrar que o modelo dinâmico é o mais apropriado para o marketing de conteúdo e dispõe de diversas vantagens comparado ao site estático.

Conclusão

Está em busca de um site intuitivo e personalizado? Nós podemos te ajudar!

A Superix é uma agência especializada em criação de sites dinâmicos há mais de 18 anos no mercado. Durante esse período, já foram entregues mais de 900 sites para os mais diversos segmentos.

Além de receber um site administrável e moderno, você não precisa se preocupar com cobranças mensais de manutenção. Aqui o site é seu!

E, para ganhar espaço na internet e bombar com o seu site, a Superix também oferece consultoria de marketing digital, com foco em SEO, Google Ads e publicações para redes sociais.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento!

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas