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NOVIDADE! Posicionamento no Google é impactado pelo novo algoritmo

ATENÇÃO! Posicionamento no Google é impactado pelo novo algoritmo

Nos últimos meses, muitas pessoas e empresas tiveram o posicionamento do seu site no Google alterado.

Isso se deve às mudanças no algoritmo da ferramenta de pesquisa, que vêm passando por algumas alterações.

Graças a essas modificações, muitas páginas ganharam mais relevância e subiram de posição. Outras, no entanto, foram rebaixadas, o que deixou muita gente preocupada.

Não é de hoje que é preciso ficar atento às constantes mudanças que o Google faz. Elas interferem diretamente no ranqueamento do seu site, podendo favorecer ou prejudicar o ritmo do seu negócio, nesse caso,  adequações como a otimização SEO são sempre bem-vindas. 

Com o aumento no volume de pesquisas e a maioria dos serviços migrando para o digital, a plataforma vem sentindo a necessidade de deixar a experiência do usuário cada vez melhor. Ainda mais com a pandemia, que ampliou muito o uso da internet nesse último ano.

Seu site subiu de posição? Parabéns!! Prossiga acompanhando e fazendo melhorias. 

Mas se o seu site caiu de posição, não se desespere! É possível reverter isso. Serviços de marketing digital estão dispostos a alavancar a sua página na web através de estratégias SEO.

Mas antes, você precisa saber de fato o que mudou com essas atualizações. Tá preparado?

Continue com a leitura do texto abaixo e descubra essa e outras informações sobre o novo algoritmo do Google.

Vamos lá!

O que mudou com o novo algoritmo? Por que meu site perdeu o posicionamento no Google?

Em novembro do ano passado, o Google informou que a experiência do usuário no site seria mais um fator para determinar o ranqueamento nas pesquisas, entrando em vigor em maio de 2021.

O indicador mede como o usuário percebe e interage com uma página na web, sendo essa uma das suas principais preocupações da empresa, já que ela espera que quem acesse o buscador consiga o que procura da forma mais rápida e eficaz possível.

Para isso, ele considera a compatibilidade do site com os diferentes dispositivos, a segurança do usuário durante a navegação por meio de protocolo HTTPS e o controle da exibição de anúncios na página.

Mas o que isso significa na prática?

Quer dizer que, se o seu site foi afetado negativamente com essa mudança, serão necessárias algumas medidas para melhorar o seu desempenho na web, veja alguns exemplos:

Carregamento da página

Sabe quando você tenta acessar uma página e ela demora muito para carregar? Ninguém gosta disso, e o Google sabe.

Portanto, para que o seu site ganhe reconhecimento da ferramenta, aumentando o número de visitas, é necessário que você se preocupe com a velocidade de carregamento.

De acordo com o novo algoritmo, a taxa de rejeição do site está relacionada com o tempo que ela demora para carregar.

A melhor alternativa é quando ao acessar a página, o carregamento seja imediato. Sendo assim, conforme o tempo aumenta, maior a possibilidade do usuário deixar o seu conteúdo de lado, e consequentemente, o Google não ranquear bem o seu site.

No caso de lojas virtuais, ter baixa velocidade de carregamento é pior ainda, pois pode significar perda de novos consumidores, afetando as vendas da empresa.

Para conferir o tempo de carregamento da sua página, o Google disponibiliza uma plataforma chamada PageSpeed. Ela oferece métricas para informar a usabilidade do seu site.

O indicador First Contentful Paint (FCP), por exemplo, mede o tempo desde o início do carregamento da página até quando alguma parte do conteúdo é exibido na tela.

Já o Largest Contentful Paint (LCP) avalia a partir do momento em que o site começa a ser carregado até o seu maior conteúdo ficar visível ao usuário.

Interatividade com o site

A interação do usuário com o site é outro ponto importante para o novo algoritmo do Google.

Ou seja, quando alguém acessa a sua página, o ideal é que essa pessoa interaja com elementos presentes no website, como links ou botões. Essa ação significa uma resposta para o Google de que o seu conteúdo é relevante e está agradando o público.

Caso contrário, o seu site será penalizado. De que forma? Com a queda de posição nas pesquisas do buscador.

Estabilidade do layout

Entrar em um site e não conseguir captar as informações por conta da presença de um monte de links e outros recursos que aparecem do nada, é horrível, não é mesmo?

Isso está alinhado com a estabilidade do layout. Para ficar mais claro é só pensar nas vezes que você não conseguiu terminar de ler um conteúdo ou selecionar alguma aba devido às mudanças que o layout sofria.

Esse tipo de incidente é mais comum em dispositivos móveis e prejudicam a experiência do usuário e o efeito disso vai estar no posicionamento do site na busca orgânica.

Para evitar essas alterações visuais repentinas, é importante observar se a sua página possui estabilidade e reparar possíveis erros.

Dê uma olhada na ferramenta PageSpeed e analise a métrica Cumulative Layout Shift (CLS), ela é responsável por determinar a soma das pontuações referentes à mudança de layout no seu site, sendo recomendável que esse valor fique sempre abaixo de 0,1.

O que fazer?

E agora, o que eu faço?

Não existe uma solução mágica, entretanto, existem várias ações que podem ser implementadas para que o seu site esteja sempre bombando na web.

A primeira dica refere-se ao marketing de conteúdo. Invista na produção de artigos para blog e uso de palavras-chave. Isso pode ajudar a aumentar a relevância do site e fazer o Google recomendá-lo nas primeiras páginas.

Outra solução é revisar erros que atrapalham o funcionamento do site, afetando o usuário durante a sua jornada dentro da plataforma. Trate de sanar todos os problemas relacionados ao visual da página e carregamento, tentando sempre promover o máximo de dinamismo.

Conclusão

Viu só como o novo algoritmo pode afetar o posicionamento de sites no Google? Então, é bom ficar ligado!

Provavelmente, em breve, novas atualizações vão surgir e será necessário se informar de novo sobre esses e outros fatores do seu site. Mas lembre-se! O marketing digital pode ser a saída.

Para isso, busque ajuda de uma agência web, como a Superix. Aqui, nós trabalhamos com a criação de sites pré-otimizados e otimização SEO. Tudo para trazer mais destaque para o seu espaço virtual.

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