Skip to main content

Saiba como melhorar a velocidade e a performance de seu site

29/06/15

Neste post vamos abordar algumas dicas que podem tornar o seu site mais rápido, ou seja, melhor performance e mais velocidade para quem acessa o seu conteúdo.

Algumas destas implementações são simples e podem ser feitas no dia-a-dia como a compressão de conteúdo, outras são mais complexas, pois dependem de ajustes em infra-estrutura, da própria ferramenta CMS ou programação.

Bom, vamos lá, comecemos pelos mais básicos:

  • Compressão de imagens
    Isto é essencial para reduzir drasticamente o tempo de carregamento. Em muitos casos é possível reduzir os tamanhos de arquivos das imagens em 60% sem perder a qualidade. Uma das melhores ferramentas para isso é o TinyPNG e o TinyJPG, eles são compressores online que já devolvem estes arquivos bem compactados.

  • JPEG's progressivos
    Quando salvar um arquivo JPEG em seu programa de edição de imagens, opte sempre por esta opção, pois ela pode ajudar no carregamento de sua página. O JPEG progressivo faz com que a imagem seja carregada conforme a sua visualização, ou seja, ele é carregada como uma "pré-visualização", e aos poucos ela vai se formando. É comum em grandes portais notarmos isso quando rolamos a página e algumas fotos aparecem meio "quadriculadas" e aos poucos vão se formando. Detalhe: Nem sempre o arquivo será menor.

  • Implantação de CDN's
    Seria uma espécie de "cópia" ou "espelho" de seu site em diversos pontos geográficos do planeta, ou seja, alguém acessando o seu site no Japão não precisaria percorrer diversos links e backbones, pois há uma cópia em servidor local naquele país ou continente, o que encurta o caminho e melhora a performance. Além disso muitas dessas CDN's já contam com otimização de imagens, cache de conteúdo, e outros recursos. O CloudFlare é uma dessas soluções, mas há também outras soluções, como CloudFront da Amazon, MAXCDN e outros. Mas sempre deve analisar se possuem servidores na localidade de maior acesso de seu site.

Agora vamos falar das implantações um pouco mais complexas:

  • Minificação de código ou Minify code
    É uma prática de reduzir diversos arquivos de CSS e Javascript, com este recursos, apenas um arquivo é carregado gerando um acesso mais rápido, considerando que a maioria dos navegarores carrega um "limite" de arquivos por solicitação. Com isso, se você tiver 6 arquivos Javascript e 4 de CSS, você conseguiria reduzir para dois arquivos. Para ferramentas de CMS como Wordpress e Joomla, existem componentes e Widgets que podem fazer esse papel automaticamente. Cloudflare (CDN mencionada acima), também é capaz de trabalhar com isto.

  • Cache
    A implantação de cache em um servidor demanda uma análise mais aprofundada, uma vez que demanda conhecer a ferramenta e analisar o cenário de uma forma mais macro, mas a grosso modo ele cria um "espelho" de suas páginas HTML, evitando consultar banco de dados e/ou rodar rotinas de php ou outra linguagem. Funciona como uma espécie de camada que fica antes do servidor web. Alguns bons caches que podemos citar é o Varnish Cache, excelente ferramenta. Neste caso existem também alguns componentes e widgets para CMS's Joomla e Wordpress que podem ajudar a aproveitar cache do navegador ou cache de páginas, mas não são tão efetivos.

  • Compressão GZIP
    Através do painel de controle de alguns CMS's é possível ativar esta opção, desde que o servidor permita. A compressão GZIP permite que a página seja entregue de maneira mais rápida pois ela será comprimida antes da entrega ao navegador, porém, exige um pouco mais do servidor. Para a maioria dos provedores de hospedagem é possível ativá-lo no painel de controle ou já vem nativamente ativados. Mas vale acompanhar o desempenho do servidor para verificar se realmente está compensando o uso de GZIP.

Espero que tenham gostado do novo post e até a próxima.

Abçs!

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas