Skip to main content

A importância de registrar a marca e logo

26/05/15

E se o seu logo for roubado? Copiado de forma indevida? Daí está a importância de registrar sua marca e evitar dores de cabeças.

Muita gente não percebe, mas um logo é mais importante para uma marca do que se imagina! É por meio dele que se sintetiza todo o trabalho de uma empresa. Além disso, a imagem é uma forma de identificação e conversa com o público alvo.

E se o seu logo for roubado? Copiado de forma indevida? Daí está a importância de registrar sua marca e evitar dores de cabeças.

Atualmente, é preciso registrar sua marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão no Brasil que é responsável pelos registros.

Para começar o processo, é preciso fazer um pedido ao INPI, por meio de envio de informações que devem ser adicionadas em um formulário fornecido pelo órgão. O preenchimento pode ser feito online também.

Aliás, antes de registrar sua marca, é indicado fazer uma pesquisa básica no site e verificar se já não há uma empresa parecida com a sua. A página do órgão também oferece um Manual para ajudar os empresários neste processo.
Existem diversas empresas que criam logotipos, mas não auxiliam na hora do registro da marca, o que pode trazer muitos problemas futuros. Se alguém achar sua marca legal e registrá-la, você poderá perder todo o seu planejamento de negócios e de marketing. Você pode ser até processado e ter que começar sua empresa do zero.

O registro da marca também garante mais valor e respeito para sua empresa. Já que é sua corporação se torna única no mercado e ninguém pode copiá-la.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer o registro, que é indicado a partir da criação do logotipo, que deve ser apresentado ao INIPI. O registro da marca no INPI tem validade de 10 anos e oferece exclusividade para a empresa.

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas