Skip to main content

O porque de uma boa hospedagem. Como escolher?

12/10/13

A grande e esmagadora maioria dos clientes não entende o que é uma conta de hospedagem e o que exatamente ela faz, como não vamos abordar isto neste post, vamos explicar de uma forma genérica, podemos dizer que a hospedagem não é só a garagem do seu site, mas também é um fator decisivo para a performance e estabilidade do seu site, local onde trafegarão os dados buscados, local de armazenamento dos arquivos e e-mails @seudominio.com.br.

Comumente ouve-se falar de um site fora do ar, ou de muitos acessos simultâneos que derrubam um site, enfim, dependendo da estrutura adotada isso pode ser muito comum. Existem servidores compartilhados, vamos considerar como sendo a maioria dos sites hospedados hoje, o que torna a hospedagem com um preço mais acessível, já que um servidor dedicado custaria muito mais caro, casos em que muitas vezes nem são necessários.

Procure saber quantos sites estarão hospedados juntamente com o seu, e saiba que esse costuma ser o maior problema em entregabilidade de e-mails, já que alguns clientes deste mesmo servidor podem praticar SPAM ou adquirir um vírus que efetue estes disparos, ou até mesmo ter um volume de acessos muito grande que sobrecarregue o servidor, além de outros fatores comuns em ambiente compartilhado.

Um outro ponto muito importante está ligado a velocidade do site, principalmente quando falamos em SEO, pois sites lentos tendem a ficar para trás nos resultados do Google, ou seja, uma hospedagem rápida é essencial para bons resultados em buscadores, muitas adotam sistema de cache (Armazenamento e Entrega rápida de arquivos - sem consulta a banco de dados e laços de programação), uma forma de melhorar a performance do site.

Grandes estruturas e Datacenters utilizam a estrutura de CDN, que a grosso modo encurta o caminho até a chegada ao seu site, um espelhamento mundial de seu site a fim de torná-lo "local" e mais rápido.

Em resumo, prefira hospedagens com Servidores no Brasil, obviamente se o maior volume de acesso for aqui. Importante observar questões de suporte técnico e limitações de contas ele e-mail. Servidores que utilizem cache e que estejam localizados em Datacenters conhecidos e com uma estrutura segura. Observe questões de backup, um fator essencial caso ocorra um desastre ou precise restaurar arquivos, e-mails ou banco de dados. Prefira servidores que limitem a quantidade de sites em uma mesma estrutura, ou que tenha um hardware parrudo. Considere saber se a estrutura de hospedagem é adotada de tecnologia Cloud o que pode garantir um ultime maior, caso ocorra alguma falha física nesta estrutura, ficaria mais fácil de reestabelece-la.

Obrigado e até o próximo post!!

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas