Skip to main content

O que é Cross-browser e a evolução dos Navegadores

20/07/13

Neste POST abordamos a importância de sites cross-browsers, conheça também a história dos navegadores e a evolução da internet, desde os primórdios dos navegadores até as mais avançadas tecnologias.

Há muitos anos atrás existia um grande problema de compatibilidade entre os navegadores, ao abrir um site em um determinado navegador ele tinha um aspecto, enquanto em outro navegador essa visualização era muito diferente. Era muito comum ver no rodapé de sites: "Site compatível com Internet Explorer...", algo que hoje já não funciona mais – Existe a necessidade de ser compatível com a maioria dos navegadores.

Adeque-se ao usuário, pois o usuário não vai adequar-se ao seu site, provavelmente procurará um concorrente se o seu site não funcionar no dispositivo dele.

Enfim, o que é o Cross-browser?

Um site ou aplicação Web Cross-browser nada mais é do que o suporte a múltiplos navegadores de internet (Google Chrome, Internet Explorer, Firefox, etc).

Em muitos dos casos são aplicados folhas de estilos (CSS) específicos para alguns navegadores, ou de forma a torna-lo compatível com navegadores mais antigos, também conhecido como Hack.

A maioria dos sites que adotaram os padrões W3C de programação são compatíveis com os navegadores mais utilizados pelos usuários.

É extremamente interessante notar o crescimento da web e dos recursos desde o ano de 2008, onde tivemos o surgimento de animações e muitos recursos em CSS3. O próprio HTML5 também surge em meados de 2008, com muitas novidades, inclusive na forma de programar um site, com novas tag's e uma organização melhor das informações.

A Evolução da WEB e dos Navegadores

Confira a evolução dos navegadores e recursos desde 1990

O Google e a equipe do Google Chrome criou um gráfico interativo com a evolução dos navegadores e os tipos de recursos e programações usadas de acordo com os anos.

Então aqui fica a nossa dica: Tenha e proporcione sites Cross-browsers, hoje os visitantes não se adaptam mais ao seu site, você precisa se adaptar aos seus visitantes!

 

 

Até o próximo post!

Abraço!

 

0
curtidas

Gostou do nosso Blog?

Siga a Superix nas redes sociais e nos ajude a divulgar os artigos :)

0
curtidas